Punta Cana tem mais de 50 complexos hoteleiros, por isso, escolher a hospedagem ideal pode ser uma tarefa complexa. Para fazer a escolha certa é preciso analisar bem o perfil de cada hotel e ter em mente quais as prioridades da sua viagem. Em geral, cada resort em Punta Cana abriga vários hotéis, cada um com características diferentes: um mais voltado para família, outro para casais, outro para crianças pequenas, etc. Essa divisão também abrange a questão econômica. Por isso, num mesmo complexo é possível encontrar opções de hospedagem mais baratas ou mais caras.
Uma dica na hora de escolher é avaliar os reviews e relatos dos antigos hóspedes. O site TripAdvisor e o Booking são ótimas ferramentas para isso, assim como alguns blogs. Dê um Google no hotel que mais te agradar e faça uma boa pesquisa. Para ajudar quem está em dúvida resolvemos contar como foi nossa experiência no ClubHotel Riu Bambu, onde nos hospedamos em dezembro de 2014 durante a nossa lua de mel.
A escolha do Resort em Punta Cana
Depois de muita pesquisa acabei encontrando alguns resultados positivos sobre a rede Riu online. A minha ideia era encontrar uma hospedagem confortável, com restaurantes legais, em uma boa praia e com preço atrativo. A rede Riu tem em Punta Cana seis opções de hospedagem: ClubHotel Riu Bambu, Riu Naiboa, Riu Palace Macao, Riu Palace Punta Cana, Riu Palace Bavaro e Riu Republica, todas localizadas num mesmo complexo.

A princípio queríamos ficar no Riu Palace Macao, que é adults only, ou seja, tem hospedagem somente para adultos maiores de 18 anos. Porém, precisamos fazer alguns ajustes de orçamento e acabamos escolhendo posteriormente o ClubHotel Riu Bambu que tinha tarifas um pouco mais em conta.
Como é o ClubHotel Riu Bambu
Diferentemente do Riu Macao, o Riu Bambu aceita hóspedes de todas as idades e tem um aspecto mais família. Por ser mais barato ele também não conta com “bebidas premium e internacionais”, mas nada disso atrapalhou nossa estadia. Pelo contrário, nós adoramos crianças e gostamos bastante da atmosfera familiar do resort em Punta Cana, mesmo estando em lua de mel.
O ClubHotel Riu bambu tem atividades durante todo o dia, desde esportes, aulas de dança até shows e competições. Ele possuiu piscina adulta e infantil além de um grande restaurante no estilo buffet e outros quatro temáticos, além de bares espalhados por todas as áreas.

O sistema all-inclusive funcionou muito bem e havia bebidas, comida e lanches disponíveis durante todo o dia. O hotel também dispõe de um spa (que é cobrado a parte). Além disso, clientes do Riu Bambu também podem circular pelas áreas do Riu Naiboa e até fazer as refeições por lá.
O complexo Riu em Punta Cana fica na praia de Arena Gorda, uma praia agradável, mas que não é tão calma quanto a região de Bávaro. Além disso, a rede conta com um cassino e uma rua com várias lojinhas bacanas que podem ser acessados por todos os hóspedes.
Refeições e restaurantes
Durante a manhã, o café é servido a todos os hóspedes do Riu Bambu no restaurante principal, no estilo buffet. O espaço é gigante e a variedade de produtos e opções é imensa, beirando o exagero. Para quem gosta de tomar um café da manhã reforçado vai adorar as opções do hotel. O almoço também é servido na mesma área no estilo buffet e conta com pratos de todos os tipos, desde pizza e cozinha mexicana até massas, carnes e peixes.
Quem quiser também pode almoçar em um outro local, mais próximo à piscina, onde a noite funciona a Steakhouse de Riu Bambu. Por lá as opções são menores, mas também bem variadas. Aliás, é neste espaço onde os lanches ficam disponíveis durante todo o dia para os hóspedes.
Para o jantar, além do restaurante principal no estilo buffet os hóspedes podem escolher entre outros quatro restaurantes temáticos: um italiano, um mexicano, um asiático e uma steakhouse. Todos necessitam de reserva antecipada, por isso, a dica é reservar um dia em cada logo no começo da estadia.
Os restaurantes temáticos valem a pena? Mais ou menos. Nós fomos em todos e não recomendamos o italiano e o asiático. O italiano decepcionou por não ter o menor jeitão italiano. Por lá, as massas e pizzas estão no buffet de entrada e o prato principal consiste em uma carne (de boi, frango ou peixe) com acompanhamento. Já o asiático deixou a desejar no sabor.
O mexicano, por sua vez, é bem servido (no estilo buffet) e a steakhouse é maravilhosa! Nós quase deixamos esse último passar por achar que não valia a pena, mas vale e muito! O serviço é a la carte e tem uma entrada, prato principal e sobremesa. Quando estivemos por lá, os três pratos estavam imperdíveis, super saborosos e bem servidos. Minha dica? Não perca! Reserve assim que chegar para dois ou três dias e prove todas as opções.
Acomodação
Todos os hotéis do complexo Riu possuem diferentes opções de acomodação. Nós escolhemos um quarto intermediário e não nos arrependemos. O quarto tinha aparência de ser novo, era bem limpo e com um tamanho legal. Além disso, tinha uma espécie de “bebedouro” com várias opções de bebidas alcoólicas como gim, rum e vodca. Outro ponto bacana é que a programação da TV do quarto era bem variada, inclusive com canais brasileiros.
O quarto era limpo todos os dias e as bebidas do frigobar (cerveja, água e refrigerante) trocadas a cada dois dias. Alias, um ponto sempre muito falado em blogs brasileiros é em relação à gorjeta em Punta Cana. Muita gente diz que é necessário dar gorjeta toda hora, mas não percebemos isso. Deixamos gorjeta para a camareira apenas um dia e não “sofremos” com o serviço por causa disso. Aliás, todos os funcionários do hotel nos atenderam super bem e foram bastante simpáticos quando solicitados.
*Fotos: arquivo pessoal e divulgação